segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Liberdade Comunitária/Multirão de Graffite_Alto do Pascoal

Liberdade Comunitária

A comunidade precisa construir sua própria liberdade.

Em uma ótica vivida nos anos atuais...

Pressuposto: fatos, valores e normas, os avanços tecnológicos, comprovam:

Justiça e liberdade, a nossa causa é legitima!

Os estudos desenvolvidos em relação às práticas e teorias das formas de organização humana, ao longo da história e ao largo de toda extensão geográfica e política mundial, demonstram um leque de possibilidades variadas de funcionamento e manutenção dos grupos humanos, variando em baixas e altas na qualidade de vida.

Observamos todas as culturas já existentes; as descobertas cientificas e medicinais comprovam a complexidade do domínio do ser humano sobre o meio orgânico, as habilidades em construções habitacionais; as formas de reciclagem apontam um método mais igualitário, ou equilibrado, entre a vida humana, seus povos e sua manutenção: a garantia das necessidades básicas é a possibilidade de nos libertar, dando uma visão panorâmica dos caminhos que temos a percorrer.

Já traçados?

- Não!

Em perspectiva de reflexão sobre as formas de manutenção da vida humana, uma análise crítica, pensando em ferramentas horizontais como nunca antes houve. Não somos o oprimido nem o opressor, somos a resposta criativa, o diálogo que depende da atitude de ser livre, um voluntário que pensa e produz a re-construção de sua própria casa.

Com um passo se inicia um longo caminho, de casa em casa, se formam as comunidades. Do seu jeito, com informações e o conhecimento sobre os direitos coletivos, justos, cada casa será um passo para o equilíbrio social, a auto-sustentabilidade comunitária, regulamentando os deveres coletivos.

Precisamos construir meios que levem todas as informações necessárias para cada Cidadão Cooperante, visualizar o todo, aonde cada cidadão está inserido, diante de suas condições de vida. Este será o diálogo da reconstrução!

A Região Metropolitana do Recife é constituída por 14 Cidades.

Conforme o censo de 2000*, o Estado de Pernambuco apresentava uma população de total de 7.929.154 habitantes, sendo que deste total 6.058.249 habitantes encontra-se na zona urbana e 1.860.095 na zona rural.

Analisando segundo os grupos de idade a população residente no estado na faixa etária de 0 a 19 anos, contam com 3.350.257, representando 42, 25%, o que demonstram a necessidade de políticas públicas voltadas ao contingente infanto-juvenil. Deste universo, 1.747,154 estão na faixa etária de 10 a 19 anos, inseridos nesta amplitude.

No que se refere às condições de rendimento nominal por domicilio, 45% dispunham de renda de até 01 salário mínimo e 23% com renda de 01 a 02 salários mínimos.

Pode-se, assim, inferir que há um contingente expressivo e esmagador em condição de pobreza e conseqüentemente de vulnerabilidade social.

Liberdade, sua capacidade, força motriz interior de sua determinação, de viver e sonhar.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

Artigo I

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

Precisamos produzir: soluções que levem o oprimido a ser cooperante de sua libertação, sendo o ser reflexivo e decisivo de sua melhor manutenção. Gerando diálogos decisivos e provocativos de libertação.

Precisamos produzir: alimentos, informativos, vestimentas, músicas, filmes, idéias e ideais comunitários, com a nossa cara. A comunidade precisa consumir o que é produzido pela comunidade, o que é expresso, sentido, pensado, para libertar.

A falta de emprego e os impostos altos, sem atendimentos aos direitos básicos, tormenta o País, e através disso, suas conseqüências, limitam o ser humano, ao ponto de serem presos em suas casas, ou enquanto andam pelas ruas frustrados.

66% dos adolescentes presos na *FUNDAC (índice geral), apresentam um percentual de 39% para o ato de roubo, seguindo de furto e assalto, com 15% e 12%, respectivamente.

Motivo maior?

Setor importados, comprar: alimentos, roupas de grife, eletro eletrônicos...Que possibilitam conforto, como as propagandas de tv ensinam. Em meio a 2° maior (e má) distribuição de renda do planeta, um simples ventilador para espantar as muriçocas, ou um liquidificador para preparar a vitamina da criança, nascida precocemente, é algo impossível para 45 %, que tem a renda de 01 salário mínimo, na realidade atual, posta pelo opressor, sendo aplicado no oprimido.

Emancipação Comunitária.

A comunidade pensa o melhor pela comunidade!

E as comunidades pensam o melhor para a cidade. A liberdade criativa vem da tentativa incansável de reflexão, acreditando em suas próprias pernas, é que se chega a aprender a andar, pensando em coletivo se chega a soluções para as necessidades coletivas. Somos um diálogo em construção, somos o que optamos ser, novas propostas de funcionamento, para nossas comunidades.

Estamos do lado da realidade, que sentimos na pele/ na barriga; porém o amor vence o ódio.

A inteligência é um passo a frente, em busca do bem coletivo, direito a ser livre e justiça para todos os povos.

Rede da Resistência Solidária, 10 de agosto de 2005.

Cooperante Galo de Souza

Pegando a deixa,postamos aqui um vídeo do Multirão de Graffite do Alto do Pascoal,comunidade na qual fica o nosso estúdio_Nova Canudos__Vila Monarc_.A edição do slide ficou por conta do Cooperante Caju.Ação independente, mas uma comunidade que faz por si mesma, Salve Alto do Pascoal!!!

Nenhum comentário: